Na mulher, os hormônios sexuais mantêm a regularidade dos ciclos menstruais. E, quando estão em desequilíbrio, provocam alterações na ovulação e na menstruação, impactando diretamente na fertilidade feminina. Os distúrbios hormonais estão diretamente relacionados às doenças endócrinas. Saiba quais são elas e esteja alerta aos principais sintomas.
Alterações na tireoide
O hipertireoidismo (associado à aceleração metabólica) pode causar ciclos menstruais irregulares, dificultando ou impedindo a ovulação. E, se a mulher engravidar, há maior risco de sofrer um aborto espontâneo. Entre os sintomas mais comuns, estão: aumento da frequência cardíaca, insônia, sudorese, perda de peso, aumento do apetite e pressão alta.
Já no hipotireoidismo (quando os hormônios tireoidianos estão abaixo do normal), a menstruação torna-se irregular, e a mulher pode não ovular (anovulação). Caso consiga engravidar, o mau funcionamento da tireoide pode trazer complicações gestacionais, como hemorragias, abortamento, descolamento da placenta e parto prematuro.
Fadiga, aumento de peso, constipação, sonolência, mudanças de humor, depressão, pele seca, queda de cabelo e perda de apetite são alguns sintomas comuns.
Síndrome dos ovários policísticos
É uma das disfunções endócrinas mais frequentes que afetam as mulheres em idade reprodutiva. A presença de múltiplos cistos altera a morfologia dos ovários, causa irregularidade menstrual e distúrbios na ovulação, dificultando a gravidez. Além de atrasos ou ausência da menstruação (amenorreia), outros sintomas surgidos são: crescimento de pelos no rosto e na mama; obesidade ou ganho de peso; acne e queda de cabelo.
Hiperprolactinemia
Consiste na produção exagerada de prolactina – o hormônio responsável por estimular a produção de leite materno – sem que a mulher esteja amamentando. Pode ser causada pela presença de um tumor benigno na hipófise, por estresse, ou pelo uso de certos medicamentos. Quando isso ocorre, surgem alterações no ciclo menstrual e na ovulação, diminuindo as chances de uma gravidez natural. Além de irregularidade na menstruação, a lista de sintomas inclui diminuição da libido e secreção inesperada de leite pela mama.
Causas hormonais podem ser tratadas
Toda mulher que esteja com dificuldade para engravidar deve procurar um especialista para realizar uma investigação hormonal. Além da checagem dos níveis hormonais pelo exame de sangue, alguns exames de imagem, como ultrassom de tireoide e ultrassom transvaginal, podem ser solicitados. Descobrindo a causa do desequilíbrio hormonal, é possível realizar o tratamento adequado, aumentando as chances de a mulher engravidar.
E, quando a infertilidade estiver dificultando o sonho da gestação, busque aconselhamento com um dos especialistas da Clínica Originare. Nossos médicos atuam com as mais avançadas técnicas de Reprodução Assistida, como a Fertilização in Vitro (FIV). Agende sua consulta.