TRATAMENTOS COMPLEMENTARES

Reversão de Laqueadura

A laqueadura é uma cirurgia que consiste no bloqueio das tubas uterinas, com o objetivo de impedir que a fecundação entre óvulo e espermatozoide aconteça. É realizada por mulheres férteis que de maneira voluntária não desejam mais ter filhos.

A reversão de laqueadura é um procedimento de recanalização das tubas uterinas, conhecido como reanastomose tubária, a fim de recuperar a fertilidade feminina.

PARA QUEM É INDICADA

A reversão de laqueadura é recomendada somente para mulheres em idade fértil – menos de 35 anos – que passaram pela cirurgia de laqueadura e não tiveram suas tubas uterinas removidas por completo.

Além disso, a paciente deve ter como objetivo uma gestação natural, pois a reversão de laqueadura não é indicada para mulheres que desejam realizar técnicas de reprodução assistida. Para pacientes com mais de 35 anos que fizeram a laqueadura e desejam ter filhos, recomenda-se a procura por técnicas de reprodução assistida, pois as taxas de sucesso da reversão da laqueadura diminuem muito após os 35 anos.

COMO O PROCEDIMENTO É REALIZADO

O procedimento de reconstrução ou desobstrução das tubas uterinas é considerado muito delicado, e por isso, deve ser realizado por um profissional experiente na área.

Normalmente realizado por laparoscopia, a paciente deve estar sob efeito de anestesia geral, e o primeiro passo é a remoção da cicatriz da laqueadura, garantindo a irrigação sanguínea. Em seguida, o médico introduz pelo útero uma solução de soro com corante para confirmar que as tubas uterinas estão abertas e, em seguida, fazer uma microssutura com recanalização das trompas.

É fundamental avaliar o espermograma do parceiro antes de realizar a cirurgia. Além disso, vale ressaltar que as taxas de sucesso desse procedimento variam de acordo com o perfil e histórico de saúde da mulher. Portanto, a recuperação da fertilidade não é garantida.