Tratamentos para engravidar
Duplo estímulo (DuoStim)
O DuoStim, ou a dupla estimulação da ovulação, é um dos protocolos de tratamento que pode ser utilizado durante o processo de Reprodução Assistida para aumentar as chances de gravidez.
As mulheres têm a capacidade de ovular, seja iniciando a estimulação da ovulação no período pós- menstrual, como também, em um período pós-ovulação. Ou seja, em um único mês é possível realizar duas estimulações da ovulação e duas coletas de óvulos.
PARA QUEM O TRATAMENTO É INDICADO
O duplo estímulo é recomendado para mulheres:
- Com baixa reserva ovariana
- Más-respondedoras: aqueles que se submetem ao tratamento de Fertilização in Vitro (FIV) mas acabam por desenvolver uma baixa quantidade de óvulos
- Pacientes em tratamento oncológico que desejam realizar o congelamento de óvulos
- Mulheres que, por algum motivo, precisam ter mais óvulos num curto espaço de tempo.
COMO FUNCIONA
O DuoStim consiste na realização de duas coletas de óvulos em um mesmo ciclo menstrual.
O primeiro estímulo é iniciado entre o primeiro e o terceiro dia da menstruação da paciente e são utilizadas medicações para estimulação da ovulação. Depois de 10 a 12 dias, em média, utilizando a medicação, acontece a coleta de óvulos.
Cinco dias após a coleta, inicia-se uma nova estimulação da ovulação, o que levará a uma nova coleta de óvulos.
Os embriões resultantes do processo de Fertilização In Vitro (FIV) são congelados e transferidos para o útero da mulher em um ciclo subsequente, que poderá ser natural ou após preparo endometrial com medicações.
Apesar de inúmeros benefícios para as mulheres com dificuldade para engravidar, a realização do DuoStim deve ser indicada por um especialista em Reprodução Assistida após análise minuciosa do perfil e histórico da paciente.
Importante: a realização do tratamento não é garantia de gravidez, devido a fatores biológicos, físicos e individuais de cada paciente.