TRATAMENTOS COMPLEMENTARES
Oncofertilidade
Consiste na preservação da fertilidade de pacientes diagnosticados com algum tipo de câncer – homens ou mulheres em idade reprodutiva – e que desejam ter filhos biológicos futuramente.
Tratamentos como quimioterapia e radioterapia podem comprometer a fertilidade, levando à redução da reserva ovariana em mulheres e a diminuição ou parada total da produção dos espermatozoides em homens. Nestes casos, o congelamento de óvulos, espermatozoides ou embriões é uma opção, sempre com o aconselhamento de um especialista em Reprodução Assistida e o acompanhamento do oncologista.
O congelamento não garante uma gestação, mas aumenta a possibilidade de uma gravidez futura. A criopreservação é uma técnica complementar à Fertilização In Vitro (FIV) e permite ainda o congelamento de tecido ovariano e testicular para pacientes diagnosticados com câncer.
PARA QUEM O TRATAMENTO É INDICADO
Congelamento de óvulos e espermatozoides: para homens e mulheres em idade reprodutiva com desejo de ter filhos após o tratamento oncológico.
Congelamento de embriões: deve ser considerado por casais com relacionamento estabelecido. Se a gravidez natural não for possível, os gametas ou embriões podem ser descongelados e utilizados em um tratamento reprodução assistida.
COMO O PROCESSO É REALIZADO
Mulheres
A partir do momento em que o médico oncologista encaminha a paciente para a clínica de reprodução assistida, o congelamento oncológico de óvulos pode ser iniciado no mesmo dia, independente do período do ciclo menstrual da paciente.
A mulher faz uso de medicação hormonal indutora da ovulação durante 10 a 12 dias para aumentar o desenvolvimento dos óvulos, e no final desse período, os óvulos são coletados e enviados ao laboratório para serem congelados por tempo indeterminado, sem perda da qualidade. Os óvulos podem ser utilizados no futuro, em um tratamento de Fertilização in Vitro (FIV).
Homens
No caso dos homens, o procedimento é feito através da coleta de sêmen, por masturbação, e normalmente bastam entre duas e três coletas. O sêmen é congelado a -196ºC e pode ser armazenado por tempo indeterminado, sem perda da qualidade.
Depois dos procedimentos, mulheres e homens podem iniciar imediatamente o seu tratamento oncológico, com maior tranquilidade e segurança em relação à preservação da fertilidade.