TRATAMENTOS COMPLEMENTARES

Varicocelectomia

A Varicocele é uma doença caracterizada pela dilatação das veias dos testículos, presente em 25% dos homens com alterações do espermograma, sendo a principal causa corrigível de infertilidade masculina.

Os testículos são localizados no escroto para ficarem a uma temperatura menor que a temperatura corpórea, situação ideal para melhor produção de espermatozoides.

A varicocele causa o aumento da temperatura do escroto devido à alteração da circulação de sangue nos testículos, um dos principais motivos para causar infertilidade.

A varicocelectomia é o procedimento cirúrgico para corrigir a doença, nos casos em que existe prejuízo à saúde reprodutiva masculina. Quando bem-sucedida, a cirurgia melhora os parâmetros seminais em cerca de 70% dos homens, elevando as chances de sucesso tanto de uma gestação natural como em tratamentos de Reprodução Assistida.

PARA QUEM É INDICADA

A varicocelectomia é recomendada aos homens que receberam o diagnóstico de varicocele após exame físico cuidadoso, que têm alterações no espermograma e apresentam histórico de infertilidade no casal. A indicação deve ser feita por um urologista especialista em infertilidade masculina.

COMO O PROCEDIMENTO É REALIZADO

A principal e melhor técnica de correção de varicocele é por microcirurgia subinguinal. Sob anestesia geral, o cirurgião realiza uma abertura na região inguinal (virilha) do paciente para acessar o cordão espermático, onde se localizam as veias dilatadas, a(s) artéria(s) e o canal dos espermatozoides. O uso do microscópio cirúrgico permite segurança na identificação e tratamento das veias e melhores resultados. A cirurgia leva entre 1 e 2 horas e o paciente pode ter alta no mesmo dia.

É importante ressaltar que o resultado não é imediato, sendo necessário aguardar pelo menos 3 a 6 meses para avaliar os novos parâmetros do espermograma.