TRATAMENTOS COMPLEMENTARES

Pesa e Mesa

PESA e MESA são duas técnicas indicadas para a obtenção de espermatozoides em homens com azoospermia obstrutiva – quando há ausência de espermatozoides no sêmen devido a uma obstrução.

A azoospermia é uma condição rara, presente em 1% dos homens, no geral. E entre aqueles com infertilidade, entre 10% e 15% recebem esse diagnóstico.

A possibilidade para a maioria dos casos é a captação cirúrgica dos espermatozoides. PESA e MESA são duas dessas técnicas que apresentam altas taxas de sucesso, e que permitem aos portadores da doença gerar um filho com seu próprio material biológico, através da Fertilização In Vitro (FIV).

PARA QUEM SÃO INDICADAS

Para os homens portadores da azoospermia obstrutiva congênita ou adquirida, incluindo aqueles que passaram pelo procedimento de vasectomia. Para o diagnóstico de azoospermia não-obstrutiva, o tratamento é diferente, sendo recomendadas as técnicas TESE e Micro-TESE. Clique aqui para saber mais.

PESA

Também conhecida como aspiração percutânea de espermatozoides do epidídimo, a PESA é uma técnica que coleta os gametas diretamente do epidídimo. Permite a recuperação de espermatozoides qualificados tanto para ciclo reprodutivo imediato ou para criopreservação.

Com o paciente sedado ou sob efeito de anestesia local, o urologista insere uma pequena agulha na pele do escroto até atingir o epidídimo. Essa agulha vai aspirar o fluido encontrado que, posteriormente, será analisado para confirmar a presença de espermatozoides. Caso não haja, pode ser necessária mais de uma punção.

MESA

Enquanto a PESA é realizada por via percutânea, a MESA é a aspiração microcirúrgica de espermatozoides do epidídimo, com o auxílio de um microscópio cirúrgico. Realizado em centro cirúrgico, com o paciente sob efeito de anestesia geral, o procedimento tem duração média de 1 hora e o paciente pode receber alta no mesmo dia. Em relação à PESA, a MESA possibilita a coleta de uma quantidade maior de gametas.

Essa técnica também permite a recuperação de espermatozoides, geralmente móveis, para reprodução imediata através de Fertilização in Vitro (FIV) ou para criopreservação.

Durante a cirurgia, é feita uma incisão no escroto para expor o epidídimo e o testículo. Com o auxílio de um microscópio, os melhores túbulos do epidídimo são selecionados para coleta do material que será aspirado e examinado, buscando a confirmação da presença de espermatozoides móveis. Caso não identifique a presença de gametas, durante a MESA o médico pode explorar outras regiões do órgão por visão direta, possibilitando melhores resultados ao procedimento.