PROCEDIMENTOS COMPLEMENTARES

Congelamento de Óvulos, Espermatozoides e Embriões

Os avanços nas técnicas de Reprodução Humana permitem a preservação da fertilidade de homens e mulheres por meio do congelamento (ou criopreservação) dos gametas femininos (óvulos) e masculinos (espermatozoides) ou até mesmo de embriões, para uso futuro.

O congelamento de gametas ou embriões é indicado para pacientes com desejo reprodutivo, mas que por algum motivo desejam postergar essa decisão. A técnica não garante uma gestação, mas aumenta as possibilidades no futuro, caso a gravidez não ocorra de maneira natural e seja necessário realizar tratamentos de Reprodução Assistida.

Confira, a seguir, como é realizado cada um dos procedimentos.

Congelamento de Óvulos

É uma opção para pacientes que desejam adiar o plano da maternidade, embora também seja indicado para casos como:

  • Baixa reserva ovariana
  • Pacientes com história familiar de menopausa precoce ou falência ovariana prematura
  • Pacientes que serão submetidas a tratamentos oncológicos
  • Doadoras de óvulos
  • Antes de realizar cirurgias que possam comprometer a reserva ovariana como cirurgias de endometriose e cistos ovarianos.

Quanto mais jovem for a mulher, melhor é a qualidade dos óvulos congelados, aumentando as chances de uma gestação do futuro. Por isso, recomenda-se que seja feito antes dos 35 anos.

Além disso, o congelamento de óvulos não exige que a paciente possua um parceiro no momento, ou seja, é uma técnica totalmente independente. Para realizar essa técnica, a mulher passa por duas etapas:
1. processo de estimulação ovariana, com o uso de medicações para aumentar o desenvolvimento dos óvulos
2. coleta dos gametas óvulos.

Após coletados, os óvulos são enviados ao laboratório para serem congelados e utilizados no futuro, caso seja necessário. O congelamento ultrarrápido (vitrificação) mantém a estrutura e a qualidade do óvulo, com excelentes taxas de sucesso ao descongelamento.

Congelamento de Espermatozoides

Indicado quando existe o risco de perda da fertilidade masculina ou para homens que serão submetidos a um procedimento como a vasectomia, por exemplo.

O sêmen do paciente é congelado a -196ºC e pode ser armazenado por tempo indeterminado. Para garantir a qualidade do material obtido, recomenda-se que sejam coletadas duas ou três amostras de sêmen, dependendo da avaliação e indicação médica.

Congelamento de Embriões

É indicado nas seguintes situações:

1. Congelamento de embriões excedentes: é comum que os pacientes que realizam uma Fertilização In Vitro (FIV) tenham embriões excedentes durante o tratamento. Todo processo de estimulação da ovulação pressupõe o crescimento de um maior número de óvulos para fertilização. Os embriões saudáveis que não são transferidos devem ser congelados para utilização no futuro, caso seja necessário realizar um novo tratamento ou para casais que desejam ter mais filhos.

2. Teste genético pré implantacional: a indicação de congelamento de embriões também pode ser feita para realização do Teste Genético Pré implantacional, para avaliação de doenças genéticas familiares previamente conhecidas. Os embriões são biopsiados e congelados até que o resultado da análise genética seja liberado.

3. Endométrio inadequado para transferência de embriões frescos: outro caso ainda é quando, em determinado ciclo de FIV, o endométrio (camada que reveste o útero) não se encontra receptivo para a transferência de embriões naquele ciclo. Neste caso, os embriões são congelados para utilização em um novo ciclo.

4. Preservação da fertilidade: quando um casal que deseja ter filhos, opta por postergar a maternidade e preservar a fertilidade através do congelamento de embriões e caso no futuro não seja possível engravidar naturalmente, os embriões podem ser descongelados e transferidos ao útero.

Os embriões podem permanecer congelados por tempo indeterminado até que exista a necessidade ou indicação de descongelamento para transferência ao útero materno através do procedimento conhecido como transferência de embriões descongelados.

Saiba mais sobre esse processo clicando aqui.