A oligospermia, também conhecida como oligozoospermia, é uma condição caracterizada pela baixa contagem de espermatozoides no sêmen. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a concentração dos gametas para cada mililitro do sêmen deve ser entre 15 e 259 milhões. Números mais baixos que isso representam um quadro de oligospermia, que varia entre leve, moderada e severa. Deve-se considerar que quanto menor o número de espermatozoides, mais complexa a condição, interferindo diretamente na fertilidade.
Quais as principais causas da oligospermia?
A oligospermia pode ser causada por diferentes fatores, incluindo:
- Alterações hormonais
Os homens podem ter a formação de seus gametas afetada por problemas hormonais. Para diagnosticá-los, pode ser necessário verificar as taxas dos seguintes hormônios: TSH, FSH, prolactina e testosterona.
- Varicocele
Essa condição provoca alterações anatômicas na rede venosa que irriga os testículos, causando um acúmulo de sangue na região e impactando na qualidade e quantidade de espermatozoides.
- Uso de anabolizantes
O produto reduz a quantidade de hormônios necessários para a produção dos gametas masculinos.
- Estilo de vida
A alimentação inadequada, a obesidade, o estresse, o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo também interferem diretamente na contagem de espermatozoides. Além disso, a qualidade do sono e o excesso de atividade física também são fatores relevantes e que exercem influência no quesito infertilidade.
Entenda mais sobre esse assunto em: fuja dos hábitos que prejudicam a fertilidade.
- Fatores genéticos
Na síndrome de Klinefelter, por exemplo, o homem nasce com um ou mais cromossomos X extra.
Como é realizado o diagnóstico de oligospermia?
Ao enfrentar a dificuldade para engravidar de forma natural, o casal deve procurar auxílio médico. Nesse caso, o profissional responsável solicitará o espermograma, exame que consiste na coleta e análise do sêmen para confirmação diagnóstica.
Quais os tipos de tratamento existentes para oligospermia?
O tratamento é indicado de acordo com a causa da condição. Além da manutenção de hábitos saudáveis, pode incluir o uso de medicamentos, a reposição hormonal e até mesmo a cirurgia, recomendada para os casos de varicocele.
Oligospermia e Reprodução Humana Assistida
A oligospermia dificulta a fecundação natural no momento que o espermatozoide se une ao óvulo. Por isso, em alguns casos, as técnicas de Reprodução Assistida são recomendadas, como uma opção para obter a tão esperada gestação. Saiba mais sobre as modalidades:
- Inseminação artificial
Técnica que consiste na inserção do sêmen diretamente no útero, facilitando a chegada do espermatozoide na tuba uterina.
- Fertilização in vitro (FIV)
Na FIV, os gametas masculinos e femininos são unidos em laboratório, ou seja, a fertilização acontece fora do corpo da mulher. Após esse processo, os embriões viáveis são implantados no útero da futura gestante.
Quando o assunto é oligospermia e fertilidade, a Clínica Originare pode auxiliá-lo, contando com uma equipe altamente qualificada e especializada para cuidar de você. Entre em contato conosco e saiba mais.
Fontes:
https://www.tuasaude.com/varicocele/
https://nilofrantz.com.br/oligospermia/
https://www.tuasaude.com/oligospermia/