Considerado um dos procedimentos mais importantes na investigação da fertilidade, a histeroscopia é um exame de imagem capaz de avaliar a cavidade uterina, possibilitando o diagnóstico de inúmeras lesões e aderências que podem dificultar ou impedir uma gravidez natural. Existem dois tipos de exame, com indicações específicas:
Histeroscopia Diagnóstica
Também conhecida como histeroscopia ambulatorial, é um exame minimamente invasivo que pode ser feito no consultório, sem necessidade de anestesia. Após a dilatação do útero, o médico introduz, pelo canal vaginal, o histeroscópio (aparelho de 4mm com sistema de iluminação e uma microcâmera acoplada).
Em alguns casos, o exame pode ser feito com uma sedação leve, evitando um possível desconforto. Logo após o procedimento, a paciente pode retornar à rotina e, caso tenha cólicas, o médico prescreverá o uso de analgésicos.
Para quem esse exame é indicado:
- mulheres que tenham sofrido abortos espontâneos de repetição;
- mulheres que realizaram Fertilização in Vitro (FIV) e com falhas de implantação embrionária;
- mulheres com suspeita de espessamento endometrial pós-menopausa;
- mulheres com suspeita de câncer de endométrio, aderências, malformações e doenças na cavidade uterina.
Histeroscopia Cirúrgica
Indicada para o tratamento das alterações diagnosticadas. Também realizada com a ajuda do histeroscópio, que permite a visualização em tempo real pelo monitor e a execução dos procedimentos terapêuticos necessários: retirada de pólipos e miomas, remoção de aderências, tratamento de sinequias (cicatrizes) e malformações congênitas, como septo uterino, entre outras .
Apesar de ser considerada um procedimento simples e muito seguro, é realizada com anestesia geral ou raquidiana, sempre em ambiente hospitalar, mas sem a necessidade de internação.
A avaliação da cavidade uterina é fundamental para toda mulher que esteja com dificuldade para engravidar naturalmente ou se preparando para um tratamento de Reprodução Assistida, como a Fertilização in Vitro (FIV). É nessa região que se dá a implantação embrionária. Portanto, é preciso garantir que o aparelho reprodutivo esteja saudável, sem nenhum impeditivo para que a gestação ocorra.
Dúvidas? Estamos aqui para ajudar você no sonho de formar uma família. Agende uma consulta com um dos profissionais da Clínica Originare.