A vasectomia é um método contraceptivo masculino com caráter definitivo. Porém alguns homens que tomam essa decisão escolhem, anos depois, reverter tal escolha. Para esse tipo de situação existem duas opções: Extração de espermatozoides do epidídimo através de punção (PESA) para Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides (ICSI) e reversão da vasectomia (vasovasostomia).
O que é uma vasectomia?
Na vasectomia, o método visa tornar o homem infértil. Nos seres humanos, o esperma é produzido nos testículos. Depois disso, eles se juntam ao epidídimo, o local de armazenamento e maturação. Essa passagem ocorre através do ducto deferente. A intervenção consiste, portanto, em cortar os dois vasos deferentes. O que faz com que o esperma do homem se torne não fertilizante. A vantagem deste método é sua quase 100% de eficiência. Além disso, não há impacto na masculinidade ou na libido. A intervenção não requer hospitalização e é feita sob anestesia local.
Explicando a vasovasostomia
A vasovasostomia é indicada para os homens que gostariam de reverter sua decisão e ter filhos. Seu objetivo é tornar o ducto deferente permeável novamente, assim o esperma produzido pode seguir a rota normal para torná-lo fértil de novo. Aqui, na maioria dos casos, o procedimento será realizado sob anestesia geral. Embora também possa ser praticado sob anestesia local.
A taxa de sucesso de uma reversão de vasectomia
Existem muitos fatores que influenciam o sucesso ou o fracasso de uma vasovasostomia. Lembre-se de que um sucesso técnico, isto é, uma reconexão dos vasos deferentes e um retorno de sua permeabilidade, nem sempre é sinônimo de fertilidade garantida.
Estudos indicam que cerca de 70% das cirurgias de reversão de vasectomia realizadas há menos de 5 anos apresentam maior taxa de sucesso. Já para as que foram realizadas há mais de 10 anos, esse número cai para 30%.
Após uma vasovasostomia, há um certo atraso antes do aparecimento de um grande número de espermatozóides na ejaculação. Testes de sêmen devem então ser feitos para determinar se existe uma grande quantidade de espermatozóides saudáveis, para então, determinar as chances de gravidez.
Para saber mais sobre esses e outros tratamentos, entre em contato com os nossos profissionais. Estamos prontos para ajudar você a construir uma família.