A dificuldade de engravidar pode estar relacionada a inúmeros aspectos, como infecções ginecológicas, distúrbios ovulatórios, baixa reserva ovariana, doenças como a endometriose e, principalmente, a idade da mulher. Sem falar nas causas da infertilidade masculina, como a varicocele, que também são bastante frequentes.
Mas você pode se perguntar: a Infertilidade pode ser hereditária?
Algumas causas da Infertilidade podem, sim, ter influência hereditária.
Mulheres com parentes de primeiro grau (mães e irmãs) que tenham endometriose, por exemplo, apresentam um risco até sete vezes maior de desenvolver a doença. Pesquisas sugerem que, em muitos casos, há fatores genéticos envolvidos.
A síndrome dos ovários policísticos (SOP) também costuma ser até 50% mais prevalente em irmãs e filhas de mulheres afetadas pelo distúrbio. Assim como a tendência de uma mulher sofrer abortos espontâneos, que também pode ser passada às gerações futuras.
Algumas doenças genéticas (anomalias dos genes ou cromossomos herdados dos pais) são reconhecidas por provocar infertilidade tanto no homem como na mulher. A Síndrome de Turner, um distúrbio raro em que a mulher tem apenas um cromossomo X, afeta o desenvolvimento do ovário, causando falência ovariana prematura, disfunção ovulatória, falhas no desenvolvimento embrionário, entre outras complicações.
No caso dos homens, tanto a azoospermia (ausência de produção de espermatozoides), como a oligospermia (diminuição do número de espermatozoides), têm influência na fertilidade e estão relacionadas a fatores genéticos, especialmente do cromossomo Y.
A infertilidade masculina também tem relação com anomalias cromossômicas raras, como a Síndrome de Klinefelter (quando o homem nasce com um cromossomo X extra), afetando os níveis de testosterona e a produção de espermatozoides. Outra doença genética, chamada criptorquidismo (descida incompleta dos testículos), também causa prejuízos à fertilidade.
Quando a Infertilidade de um ou dos dois genitores, for decorrente de doenças genéticas, existe grande probabilidade dos filhos também herdarem o problema e serem inférteis.
Consulte sempre um especialista em Reprodução Humana para uma avaliação mais aprofundada baseada em exames específicos. Existem alguns tratamentos para engravidar, como a Ovodoação, que podem ser recomendados, de acordo com o caso.
Agende uma consulta com os especialistas da Clínica Originare.