PROCEDIMENTOS CIRURGICOS

Varicocelectomia

A Varicocele é uma doença caracterizada pela dilatação das veias dos testículos, presente em 25% dos homens com alterações do espermograma, sendo a principal causa corrigível de infertilidade masculina.
Diferentes motivos para a infertilidade são associados à varicocele, como aumento da temperatura do escroto causado pela alteração da circulação de sangue nos testículos.

Os testículos são localizados no escroto para ficar a uma temperatura menor que a temperatura corpórea, situação ideal para melhor produção de espermatozoides.

A correção da Varicocele, ou Varicocelectomia, é um procedimento cirúrgico que serve para corrigir a doença nos homens em que há prejuízo à saúde reprodutiva.

Quando bem-sucedido, este tratamento melhora os parâmetros seminais em cerca de 70% dos homens, com potencial para elevar as chances de uma gestação natural e de sucesso no tratamento dos casais que estão passando pelas técnicas de reprodução assistida.

Consulta médica

Para quem é indicado?

A Varicocelectomia é recomendada para os homens que receberam o diagnóstico de varicocele após exame físico cuidadoso, que tem alterações no espermograma e apresentam histórico de infertilidade no casal.

Máscara Originare

Como é realizado?

Diferentes técnicas estão disponíveis para o tratamento, desde a embolização das veias dilatadas até o tratamento cirúrgico. No entanto, é a microcirurgia subinguinal que tem apresentado os maiores índices de sucesso e menores índices de complicações na correção da doença.

Realiza-se a cirurgia em centro cirúrgico hospitalar. Com o paciente sob anestesia geral, o urologista cirurgião fará uma pequena incisão na região subinguinal para acessar o cordão espermático.

Com auxílio de um microscópio cirúrgico são identificadas e ligadas as veias que estão dilatadas.

A cirurgia em geral tem duração de 2 a 3 horas, dependendo do tratamento unilateral ou bilateral.
A melhora dos parâmetros do espermograma é vista em 3 a 6 meses após a realização do procedimento.