A infertilidade é uma doença caracterizada pela dificuldade de engravidar. Os casos de infertilidade estão relacionados a fatores masculinos e femininos, sendo 40% relacionados à mulher, 40% ao homem, 15% relacionado ao casal e 5% sem causa aparente.
Quando um casal, em idade reprodutiva, que tem relações sexuais frequentes, sem métodos contraceptivos há mais de 12 meses e não consegue engravidar, deve-se considerar a infertilidade.
Um casal com uma boa fertilidade tem, em um mês de tentativas, uma chance de 10% a 15% de gravidez. Depois de 3 meses, 60% dos casais férteis já terão engravidado, e depois de 6 meses esse número sobe para 85%. Após 1 ano, 90% dos casais férteis terão sucesso na gestante.
O potencial reprodutivo está diretamente relacionado à idade e, por isso, a avaliação individualizada do casal deve ser feita com muita atenção e cuidado. Nem sempre o casal pode esperar um ano de tentativas antes de procurar o aconselhamento de um especialista em reprodução assistida para avaliação da fertilidade.
Algumas doenças já conhecidas podem prejudicar a fertilidade e devem ser avaliadas ou tratadas até mesmo antes das tentativas.
A idade impacta de maneira mais determinante a fertilidade feminina, mas esse fato também acontece nos homens. Nas mulheres, sabemos que, com o passar dos anos, o número de óvulos diminui e entre os 45-55 anos de idade elas já não terão mais óvulos.
Já os homens continuam produzindo uma grande quantidade de espermatozoides, ejaculando milhões de espermatozoides aos 30, 40, 50 anos ou mais.
Nas últimas décadas, pesquisas estão revelando que, com o passar do tempo, a quantidade e a qualidade dos espermatozoides no sêmen diminuem, dificultando a fecundação do óvulo. Assim, o homem não perde sua capacidade reprodutiva, mas as chances de fertilização vão se reduzindo.
Com relação aos hábitos de vida, mudanças no dia a dia podem melhorar os índices de fertilidade do casal, como a redução do consumo de bebidas alcoólicas, o abandono do cigarro e uma dieta balanceada.
Dentre as principais causas da infertilidade feminina, estão:
Fatores imunológicos, hormonais e genéticos também devem ser considerados quando falamos de infertilidade feminina.
Já nos homens, as condições que normalmente levam à infertilidade são:
O diagnóstico de infertilidade depende da avaliação completa de um especialista em reprodução assistida. Homens com algum fator determinante de infertilidade devem ser avaliados por um urologista.
Confira a seguir os principais exames solicitados para investigação da infertilidade.
Para mulheres:
Para homens:
O tratamento da infertilidade depende de um bom diagnóstico. Alguns tratamentos aumentam as chances de engravidar, incluindo tratamentos hormonais, cirurgias e técnicas de reprodução assistida.
A escolha do tratamento depende da causa da infertilidade. Entre as técnicas mais realizadas, temos:
Recomenda-se sempre o aconselhamento de um profissional especialista em reprodução assistida para a escolha da melhor técnica.