PROCEDIMENTOS CIRURGICOS

Reversão de Laqueadura

A Laqueadura é uma cirurgia realizada por mulheres férteis que de maneira voluntária não desejam mais ter filhos, sendo considerada uma técnica contraceptiva definitiva.

O procedimento é realizado através de uma cirurgia com o objetivo impedir que a fecundação entre óvulo e espermatozoide aconteça, através do bloqueio das tubas uterinas.

A reversão de laqueadura é um procedimento de recanalização das tubas uterinas, conhecido como reanastomose tubária, que tem o objetivo de recuperar a fertilidade feminina.

Clínica Originare - Reversão de Laqueadura

Para quem é indicado?

A Reversão de Laqueadura somente é recomendada para mulheres em idade fértil - menos de 35 anos - que passaram pela cirurgia de Laqueadura e não tiveram suas tubas uterinas removidas por completo.

Além disso, a paciente deve ter como objetivo uma gestação natural, pois a Reversão de Laqueadura não é indicada para aquelas mulheres que desejam passar por técnicas de reprodução assistida.

Para pacientes com mais de 35 anos que realizaram a Laqueadura e desejam ter filhos, recomenda-se a procura por técnicas de reprodução assistida, visto que as taxas de sucesso do procedimento diminuem muito após a idade fértil da mulher.

Como é realizado?

O procedimento de reconstrução ou desobstrução das tubas uterinas é considerado muito delicado e, por isso, o ideal é que o profissional possua vasta experiência na área e bastante entendimento sobre o processo.

Normalmente realizado por via laparoscópica, a paciente deve estar sob efeito de anestesia geral, e o primeiro passo é a remoção da cicatriz da Laqueadura, visando garantir a irrigação sanguínea.

Em seguida, o médico irá introduzir pelo útero uma solução de soro com corante para confirmar que as tubas uterinas estão abertas e fazer uma microssutura com recanalização.

Vale ressaltar que as taxas de sucesso desse procedimento variam de acordo com o perfil e histórico de saúde da mulher, portanto, a recuperação da fertilidade não é garantida.