TRATAMENTOS PARA ENGRAVIDAR

Inseminação Artificial

Também conhecida como inseminação Intrauterina (IIU), é um dos tratamentos de reprodução assistida mais conhecidos no mundo.

A Inseminação Artificial é considerada um tratamento de baixa complexidade onde os espermatozoides são inseridos diretamente no interior do útero da paciente durante o período fértil da mulher, aumentando, assim, as chances de gestação.

Pézinhos de bebê

Para quem é indicado?

A Inseminação Artificial possui indicações restritas e, normalmente, é recomendada para:

E mulheres com:
  • Anovulação;
  • Infertilidade sem causa aparente;
  • Endometriose mínima ou leve;
  • Casais homoafetivos femininos;
  • Tubas uterinas pérvias e em boas condições anatômicas;
  • Pacientes que optam pela produção independente.
E homens com:
  • Concentração, motilidade ou morfologia dos espermatozoides fora dos padrões de normalidade preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mas dentro de uma qualidade mínima - mais de 5 milhões de espermatozoides móveis progressivos, motilidade acima de 40% e morfologia acima de 4%.
Entenda como acontece o processo

A Inseminação Artificial é dividida em 4 etapas e você pode conferir todos os detalhes a seguir.

Numeral um
Acompanhamento da ovulação

O acompanhamento da ovulação é realizado com ultrassonografias transvaginais seriadas. Pode-se acompanhar o ciclo ovulatório natural da paciente e realizar a inseminação no período periovulatório. Porém, o mais eficaz é estimular a ovulação com medicações via oral ou injetável.

Numeral dois
Deflagração da ovulação

Quando os folículos estão com o tamanho adequado, administra-se uma medicação para mimetizar o pico endógeno do LH. Depois de aplicada, determina a eclosão dos folículos em aproximadamente 38 horas.

Numeral três
Preparo seminal

Obtida via masturbação ou adquirida em bancos de sêmen, a amostra seminal deve ser preparada em laboratórios de reprodução assistida, com o objetivo de capacitar os espermatozoides que serão inseridos na cavidade uterina.

Numeral quatro
Inseminação

Após a preparação do sêmen, os espermatozoides são inseridos no fundo do útero, a cerca de 2cm da parede uterina e poucas horas antes da ovulação. Esta etapa é realizada com o auxílio de um cateter e dura aproximadamente 10 minutos.

Nota: A realização do tratamento não é garantia de gravidez, devido a fatores biológicos, físicos e individuais de cada paciente.