EXAMES PARA AVALIAÇÃO DA FERTILIDADE

Espermograma

O Espermograma é o principal exame na avaliação da infertilidade masculina, que é responsável por aproximadamente 40% dos casos de infertilidade conjugal.

Na avaliação da infertilidade do casal, o exame deve ser adicionado a outros importantes exames, sendo complementar na investigação da infertilidade.

Em linhas gerais, algumas condições masculinas são importantes para que haja a fecundação, como a quantidade de espermatozoides no sêmen e a sua qualidade, que envolve motilidade e morfologia. Distúrbios nessas características podem gerar uma dificuldade maior de fecundação ou, até mesmo, a infertilidade.

Entre os fatores possíveis de análise através do Espermograma estão as condições do sêmen, desde o aspecto até a qualidade e quantidade de espermatozoides, e sua avaliação deve seguir os critérios definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os padrões seminais avaliados podem identificar Oligospermia (baixa produção de espermatozoides), Azoospermia (ausência de espermatozoides), Astenozoospermia (baixa motilidade dos espermatozoides), Teratozoospermia (alteração morfológica dos espermatozoides) e a ocorrência de infecções seminais.

Clínica Originare - Espermograma

As análises realizadas através do Espermograma permitem também que o médico recomende a melhor técnica de reprodução assistida para o caso específico do paciente ou o melhor tratamento para a sua condição.

Para quem é indicado?

O Espermograma deve ser solicitado para todos os homens que não estão obtendo sucesso na tentativa de uma gestação natural da parceira e também para aqueles pacientes que realizaram Vasectomia, com o objetivo de confirmar se o procedimento foi bem-sucedido.

Como é realizado?

Para a realização do exame é muito importante que se respeite o tempo de abstinência sexual ou de ejaculação de 2 a 5 dias, já que a interpretação do exame depende do momento da coleta.

O ideal é que a coleta seja feita em laboratório especializado ou na própria clínica, isso porque a análise seminal deve ser feita logo após a coleta. A coleta de sêmen em recipiente especial é feita por masturbação, em um ambiente privativo e exclusivo.

Logo em seguida é realizada a avaliação da concentração, onde é possível contar o número de espermatozoides através do microscópio e fazer uma estimativa do número de espermatozoides por ml de sêmen. Os principais parâmetros de avaliação são: volume, cor e PH.

A motilidade espermática é feita para avaliação e separação dos espermatozóides com mobilidade e se movem progressivamente, com mobilidade mas não se movem e os que estão imóveis.

Outro aspecto importante é a morfologia, ou forma, determinada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o que conhecidamente

Outro aspecto importante é a morfologia, ou forma, determinada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o que conhecidamente chamamos de critérios de Kruger. Através da coloração especial, é possível avaliar a forma dos espermatozoides com morfologia normal.

chamamos de critérios de Kruger. Através da coloração especial, é possível avaliar a forma dos espermatozoides com morfologia normal.

Os resultados do Espermograma devem ser analisados minuciosamente por profissionais especializados em reprodução humana para que seja recomendado o melhor tratamento para cada caso especificamente.

Clínica Originare - Espermograma