DOENÇAS QUE AFETAM A FERTILIDADE MASCULINA

Alterações
Hormonais Masculinas

A infertilidade é uma doença caracterizada pela dificuldade de engravidar. Os casos de infertilidade estão relacionados a fatores masculinos e femininos, sendo 40% relacionados à mulher, 40% ao homem, 15% relacionado ao casal e 5% sem causa aparente.

A infertilidade masculina pode ser causada por diversos fatores e algumas alterações hormonais também podem interferir no processo reprodutivo.

No homem, o principal hormônio sexual é a testosterona, sendo produzido ainda em fase embrionária e a sua presença no embrião é que determinará o desenvolvimento dos órgãos sexuais masculinos. A fertilidade masculina pode ser afetada devido a problemas hormonais, dificultando a produção de testosterona e espermatozoides.

O LH (Hormônio Luteinizante) e o FSH (Hormônio Folículo Estimulante) são responsáveis pela produção de testosterona e pela produção dos espermatozoides, respectivamente. Quando acontece um desequilíbrio entre estes hormônios, o resultado pode ser a má qualidade dos espermatozoides e os baixos níveis de testosterona, podendo levar à infertilidade masculina.

Clínica Originare - Alterações Hormonais Masculinas

O desequilíbrio hormonal pode acontecer devido a inúmeras causas como, por exemplo, problemas de tireóide, estresse, obesidade, utilização de medicações de origem hormonal, entre outros.

Sintomas

Os sintomas das alterações hormonais masculinas são, normalmente:

  • Impotência sexual;
  • Disfunção erétil;
  • Acúmulo de gordura corporal;
  • Diminuição de massa muscular;
  • Cansaço excessivo;
  • Baixo crescimento de pelos.

Diagnóstico

O diagnóstico do desequilíbrio hormonal nos homens deve ser clínico, com análise dos sintomas, e através de exame de sangue, para que seja feita a avaliação minuciosa da dosagem de testosterona total.

Tratamento

Considerada uma das poucas causas reversíveis de infertilidade masculina, as alterações hormonais podem ser resolvidas através da reposição hormonal e de medicamentos via oral.

É importante ressaltar que o tratamento indicado varia de acordo com a causa do desequilíbrio hormonal e, por isso, o acompanhamento de um profissional especializado é imprescindível.

Clínica Originare - Alterações Hormonais Masculinas